Pages Navigation Menu

Tao Judaísmo de Verdade no Brasil e no mundo

Fabrique o seu próprio IOGURTE!

Fabrique o seu próprio IOGURTE!

O Tao Judaísmo de VERDADE recomenda aos seus membros, seus simpatizantes e à toda a sociedade uma dieta que se denomina: api-ovo-lacto-vegetariana… a qual, como o termo diz, se consome em forma equilibrada produtos das abelhas, derivados dos animais como os ovos e lácteos, e vegetais, entre os quais estão as frutas e hortaliças de diferentes classes.

 

O consumo dos lácteos deve ser de forma equilibrada, harmoniosa, sem exageros, e buscando os mais limpos ou puros, mais frescos e de melhor qualidade… e que, se possível, provenham diretamente do campo.

 

Como fabricar o seu próprio iogurte? …É simples e não tem complicação nenhuma. Consiga um ou dois litros de leite caipira, ou seja, que venha da fazenda, diretamente ordenhado das vacas, na forma mais higiênica e coloque dentro de uma garrafa de vidro verde, grande ou pequena de acordo com a quantidade que você quer fabricar de iogurte. Esta garrafa deve ter tampa. Faça uma higienização da garrafa, lavando-a bem, e escaldando-a com água fervendo, e dentro dela se coloca o leite.

iogurte, TAO ANDINO, vegetarianismo

Já com o leite dentro da garrafa de vidro, cor verde, tampe e coloque ao sol por no mínimo 2 horas. A luz do sol, ao passar pelo vidro verde, produzirá uma irradiação cromoesterilizante; ou seja, a luz verde fará com que se esterilize o leite, de tal forma que esta cor tem a capacidade de matar os germes que são maléficos para a saúde, preservando os microrganismos que são úteis à sua saúde. Depois de duas horas, retire a garrafa do Sol e guarde dentro de casa em lugar fresco… Ao dia seguinte, já quando o leite talhar, naturalmente, coloque a garrafa na geladeira.

 

Consuma este iogurte com alimentos doces, como são as frutas; passe nas fatias de pães integrais ou mesmo consuma-o como sobremesa, depois de um almoço bem gostoso. Isso mesmo: o iogurte pode ser consumido no lugar da água, depois de um gostoso e suculento almoço. Ele ajudará a processar a digestão em forma mais fácil e rápida, fazendo com que você se sinta mais leve, e não sinta aquela sensação de peso no estomago.

 

Evite consumir iogurte durante ou depois de um almoço onde foi consumido alimentos com tomates frescos ou com molhos de tomate. Então, nunca se esqueça: se houver tomates na comida, evite consumir iogurte. Também não se deve consumir o iogurte quando tenha abacate na alimentação. Também não consuma iogurte quando comer melancia e frutas cítricas.

 

É importante deixar que o leite talhe dentro da garrafa, e que inicie o processo de fermentação deixando uns dois dias processando-se, naturalmente, e depois se guarda na geladeira. Quando você destampar a garrafa e observar que há uma pressão dentro, este é o ponto que já pode refrigerar ou consumir assim fresco. Quando começa a produzir um sabor azedinho, bem suave, é quando fica mais gostoso. Assim o iogurte é melhor assimilados pelo organismo, não produzindo flatulências nos organismos daqueles que são mais sensíveis à lactose.

 

Com que frutas combinamos o iogurte?

 

Tente saborear o iogurte, colocando-o sobre mangas picadas; mangas madurinhas. E coloque uma colher de mel por cima. Fica delicioso!

 

Também você pode preparar uma geleia de goiabas ou de morangos para consumir com iogurte.

 

Você pode variar o consumo do iogurte natural, combinando-o com bananas nanicas picadas, ou mesmo banana prata ou de outra classe, conforme suas preferências. E aqui destacamos, em forma especial a banana da terra. Esta banana, já quando apresentar manchas negras em sua casca: se cozinha com um pouco de água, e depois de cozida se consome, acompanhada com uma pouco de iogurte para contrabalancear com o sabor doce da banana da terra cozida.

 

As frutas, então, que combinam com o iogurte, são as frutas consideradas “doces”, ou seja, que não sejam ácidas ou cítricas. As frutas doces são estas:

 

Goiaba

Mamão

Pera

Amoras

Maca

Banana

Fruta do conde

Jaca

Manga

Morangos bem maduros

Uvas

Caqui

 

Quando quiser: bata um copo de iogurte com alguma destas frutas. Ficará delicioso, com a cor, o gosto e aroma da fruta que você escolheu. E é muito importante adoçar este batido de iogurte uma colherada de mel, ou de rapadura raspada, ou açúcar natural, ou mesmo melado, deixando-o bem docinho e saboroso.

 

No Grande Templo Vegetal SAKROAKUARIUS os Mestres sempre proporcionaram a bondade o consumo do iogurte às crianças do Templo e a todos os monges. Sempre que possível, desde algumas áreas rurais vizinhas ao Templo, em sítios que pertencem ao Templo, levam iogurte ao templo. Quando os monges descobrem que chegou iogurte ao Templo… a alegria é geral, devido ao sabor e bem estar que ele produz no paladar e na digestão.

 

E aqui aproveitamos e lhe ensinamos algo muito especial que consumimos no Templo: prepare uma sopa de milho verde, ou de milho que foi deixado de molho na água e moído. Essa sopa com milho, adoçada com melado ou rapadura, temperado com erva doce ou canela, se coloca dentro de uma tigela ou vasilha própria de consumo, e coloque por cima uma meia xícara de iogurte. A sopa de milho, recém feita, quentinha, a sua temperatura cozinhará um pouquinho o iogurte, dando-lhe uma textura e um sabor diferente. A acidez do iogurte, combinado com o sabor delicioso da sopa de milho, produzirá uma gostosura que o fará lembrar-se dos costumes alimentícios, saudáveis e camponeses, dos monges do Templo Vegetal SAKROAKUARIUS.

 

 

Também, relembrando algo mais da forma como os monges consumem os alimentos, quando puder: prepare um pouco de sopa de cañafístula, e faça como indicamos anteriormente, misture um pouco de iogurte dentro dessa sopa doce de cañafistula, e saboreará outro alimento delicioso. O sabor da fruta cañafistula se parece ao chocolate. A cañafistula é uma vagem longa, escura e grossa, de uns 50 cm, cuja polpa se utiliza para fazer diferentes preparados. A árvore da cañafistula nao se encontra quase no Brasil, mas é comum na Colômbia e na Venezuela. Na Venezuela ela é conhecida como carao. Aqueles que desejarem, podem também adquirir um produto que produz a Indústria Taoista INDUAPIS, que tem como nome: HAMAMIEL. O conteúdo deste energizante e vitamínico produto é elaborado, em grande porcentagem, com mel, óleos especiais e a polpa da cañafistula, o qual é utilizado para combater a anemia e mais de 80 doenças. Esse produto pode ser adquirido com os monges do Templo, e é muito útil para preparar sobremesas deliciosas e utilizar para preparar bebidas quentes, como as que estamos aqui recomendando.

 

Com respeito ao iogurte, lembre-se que ele é rico em nutrientes, e as suas moléculas são melhor assimiláveis do que as do leite. Assim que, melhor que tomar o leite, de preferência ao consumo da qualhada ou do iogurte. E, entre os ricos nutrientes que ele possui, está o cálcio, o qual ajuda a prevenir a osteoporose e ajuda na recuperação de fraturas.

 

Evite comprar iogurtes industrializados, pois eles, em geral, mesmo que contenham lactobacilos importantes para a saúde, são desvantajosos pois contém: estabilizantes, conservantes, açúcar, corantes artificiais, etc… os quais não contribuem com a purificação do Templo-Corpo, que é o Templo de DEUS, o seu próprio corpo, sendo um atentado à sua saúde.

 

E não podemos esquecer-nos que o iogurte contém os PROBIÓTICOS, os quais são lactobacilos os quais ajudam na proliferação das bactérias benéficas que estão nos nossos intestinos, protegendo-nos das bactérias que possam fazer mal ao nosso organismo. Estes são, então, os benefícios do iogurte para a saúde:

 

 

  • Melhorar a flora bacteriana intestinal e assim auxiliar no combate a uma série de doenças;
  • Melhorar o trânsito intestinal evitando a putrefação dos alimentos e a sua consequente produção de toxinas;
  • Combater a fermentação dos alimentos evitando os gases, irritações, inflamações e as infecções intestinais;
  • Favorecer a assimilação do cálcio e do fósforo e de outros minerais importantes;
  • Diminuir os sintomas da úlcera de estômago, duodeno, colite, enterite, gastrite e disenteria;
  • Proteger a vitamina C e as vitaminas do complexo B, aumentando a sua absorção no organismo.

 

E, para terminar este tema tão importante, devemos lembrar-lhe: as bactérias normalmente presentes no iogurte fabricam as vitaminas do complexo B dentro do trato intestinal. Não fique sem tomar seu cremoso e gostoso iogurte natural, bom apetite, e desfrute sempre deste rico alimento!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *