Pages Navigation Menu

Tao Judaísmo de Verdade no Brasil e no mundo

TRIGO … Um “Ser REAL”

TRIGO … Um “Ser REAL”

Inquestionavelmente os vegetais se tem caracterizado por sua grande virtude de proporciona-nos os elementos nutricionais que geram a vitalidade, a energia mais propicia para o bom funcionamento de nossas células e de todo o nosso organismo. E os cereais contem uma nobreza a qual a humanidade não tem sabido valorizar. Assim são o TRIGO, a cevada, a aveia e o centeio. São as sementes preciosas que a NATUREZA sempre põe a disposição dos homens para que se nutra com elas, se energize e se hidrogenize com elas. Temos apreciado o valor nutricional desses verdadeiros “REIS”?

 

CEREAIS = SERES REAIS

  Se desmembramos a palavra “cereais”, obteremos esse mistério nutricional oculto dessa palavra, o qual caracteriza a esses vegetai e podemos deduzir: que os cereais são verdadeiramente CERES REAIS. Ou seja, “seres verdadeiros”, “seres grandiosos”, “seres possuidores de uma realeza”.

  Assim, o TRIGO, como também o arroz, centeio, aveia e outros cereais, entram nessa qualificação nutricional que os justifica ou que os caracteriza como um dos elementos nutricionais mais importantes dentro do Reino Vegetal; essa e muitas outras indicações inteligentes nos tem proporcionado nossos orientadores espirituais, que são os sábios nutricionistas KELIOM e SHAMAH.

  Temos sabido aproveitar ou desfrutar desses magníficos “seres reais”?

 

INTEGRALIDADE mutilada

   Ao TRIGO e a todos os cereais, lastimosamente lhes tem passado algo triste e desolador antes de chegarem as nossas despensas e as nossas mesas: a mutilação dos seus diferentes e magníficos compostos nutricionais.

  Há algo que sucede com freqüência: quando os grãos de trigo e da maioria dos cereais passam por uma beneficiadora, ou seja, por um moinho ou maquina que os trituram, recebem um processamento chamado REFINAMENTO, o qual os mutila e os destrói. Isto não é um exagero nosso, senão que é uma realidade que a humanidade não se tem sensibilizado por isto.

 

  Aos grãos de trigo lhes retiram, com o processo de refinação, duas coisas importantíssimas para a alimentação humana: o GERMEM e o FARELO, também chamado endocarpo. Assim, com apenas a parte branca que está dentro do grão, chamada AMIDO, se fabrica a farinha de trigo. Um elemento branco, “belo”, “fácil de usar na cozinha e nas padarias”, porem é um alimento mutilado, matado, sem os importantes elementos nutricionais em forma completa, os quais nos gerariam vida.

  E o que fazem com esse gérmen e farelo que retiram do trigo? Se tornam em ingredientes para a fabricação de ração para galinhas, porcos e peixes.

  Portanto, infelizmente o que o trigo tem de melhor para nós, é entregue aos animais. As FARINHAS BRANCAS que a humanidade consume, em forma de Paes, bolachas, bolos, biscoitos, mingaus, macarrões, e deliciosas e atrativas sobremesas, etc… não são alimentos INTEGROS. São alimentos incompletos, deficientes em nutrientes, são produtos de um engano que as empresas maldosamente estão propiciando a comunidade em geral.

  Todas as empresas que utilizam a FARINHA BRANCA de trigo, mutilada, em vez da FARINHA INTEGRAL de trigo, a qual é a verdadeira e real, a melhor, a mais nutritiva, nos estão propiciando uma fraude. De algo que é completo, como é o grão de trigo, transformam a farinha que dele retiram, refinando-a e agregando-lhe conservantes, vitaminas sintéticas ou artificiais e hormônios, que supostamente a “enriquecem”; e esta é a mentira que vendem aos consumidores.

  E as padarias e restaurantes contribuem com esse prejuízo nutricional na saúde da sociedade.

  Não podemos negar que essa farinha branca, já descomposta dos seus princípios nutricionais verdadeiros, é pratica e produz produtos deliciosos ao paladar, atrativos ao olfato e a vista, e que são vendidos em bonitos pacotes, e apresentáveis embrulhos. Porem, não contem as vitaminas, as proteínas e os sais minerais que necessitamos e que estão presentes na forma original dos grãos.

 

As VIRTUDES NUTRICIONAIS de um “rei”

 

  No trigo integral, ou na farinha integral, podemos encontrar neles, como já vimos, dois elementos que são os mais nutritivos, que são o gérmen e o farelo de trigo, pois é onde estão presentes, em uma maior porcentagem, os melhores nutrientes, como sucede com todo cereal ou “ser real”. O trigo integral é então um dos alimentos mais completos para a saúde humana, e nele podemos encontrar as seguintes substancias:

. Vitaminas do grupo B: B-1, B-2, B-3, B- 6, B-12

. Vitamina C

. Vitamina D

. Vitamina E

. Vitamina K

. Minerais

. Aminoácidos

. Enzimas

. Proteínas

. Fibras

. Ferro

. Zinco

. Potássio

. Cálcio

. Magnésio

. Silício

. Fósforo

. Enxofre

. Sódio

. Cálcio

. Cobre

. Magnésio

. Ácido fólico

. Graxas insaturadas [as quais não aumentam o colesterol], como o ácido linolênico e linoléico.

. Carboidratos

Outras PROPIEDADES BENEFICAS

  A farinha de trigo integral, como contem a fibra chamada “farelo”, que é o mesmo pericarpo da semente, produz um aumento no movimento peristáltico do intestino, e amolece as fezes, fazendo com que sejam eliminadas com maior facilidade e maior freqüência, evitando assim que tenhamos problemas de prisão-de-ventre, ou preguiça intestinal. Ajudam então na prevenção das hemorróidas.

  Esse farelo de trigo é uma fibra não solúvel presente na farinha de trigo integral, porem que não se encontra na normal farinha branca de trigo, comumente comercializada e utilizada pelas donas de casa e pelas empresas produtoras de diferentes tipos de alimentos com farinha. Esse magnífico elemento nutricional e curativo que é o farelo de trigo: faz com que o colesterol presente no intestino, seja absorvido e expulsado através das fezes ao exterior, antes que seja absorvido pelo organismo.

  Ademais de absorver o colesterol, o farelo de trigo e dos cereais, em geral, presentes nas farinhas integrais, tem a capacidade de absorver grandes quantidades de toxinas que são expulsadas ao exterior. De acordo com numerosos estudos realizados, as pessoas que ingerem o farelo de trigo presente nas farinhas integrais, tem um índice de probabilidade menor de sofrer alguns cânceres, como o câncer de colo, câncer de mama, câncer de próstata e câncer de útero, sendo então um elemento bastante CURATIVO.

  O farelo de trigo é utilizado para tratar a acidez do estômago. Comer alimentos com o farelo de trigo presente, em forma habitual, com isso se neutraliza a produção de ácidos gástricos e ajuda na cicatrização das ulceras.

  A grande quantidade de fibras que estão no farelo de trigo favorece um maior controle dos níveis de açúcar no sangue. Estudos realizados em pacientes com diabete demonstraram que a ingestão de farelo de trigo, lhe permite controlar em uma melhor forma os problemas de glicemia.

  Uma alimentação onde está presente o farelo de trigo, que propicia a farinha integral de trigo, ajuda a prevenir uma enfermidade digestiva chamada “diverticulite”, que é a inflamação do divertículo, a qual aparece devido a uma alimentação carente de fibras.

  Veja quantas propriedades nutricionais e medicinais benéficas das quais a humanidade está privada por não interessar-se pelo naturalismo; por consumir a farinha branca, deixando de discernir sobre o bem ou sobre o mal que possa haver nos alimentos industrializados.

 

Farinha de trigo integral …um NOVO DESAFIO na cozinha

 

  É necessário então que os seres humanos se DESPERTEM. Que comecem a tratar melhor aos seus organismos, com uma dieta equilibrada verdadeiramente, que é a que proporciona os ALIMENTOS verdadeiramente INTEGRAIS, ou NATURAIS.

  TRIGO 2 - Um Ser REAL - KELIUM ZEUS -  SAMAEL JOAB Não é difícil adaptar-se a NATURALIDADE DOS ALIMENTOS. É questão de conhecê-los, de compreender e conscientizar-se de suas magníficas propriedades. De adaptar-se ao seu sabor, e aprender como utilizá-los na cozinha. Este é um desafio para aqueles que ainda não estão acostumados a utilizarem os alimentos integrais, porem, estes, como vimos, sempre serão sinônimo de SAÚDE e de bem-estar.

  Quanto à utilização do trigo integral, demos a ele o valor que ele realmente merece. De um “rei destronado” como o tem tornado as refinadoras, demos a nós mesmos os princípios nobres que contem o grão de trigo integral.

  O trigo, em forma de FARINHA INTEGRAL, pode ser utilizado então para confeccionar os pães, bolos, pastéis, lasanhas, macarrões, panquecas, bolachas, molho branco, salgadinhos e qualquer alimento de qualquer receita que chegue ao seu alcance. E assim você pode proporcionar aos seus familiares, aos seus filhos, a aqueles com quem vive um HABITO NOVO, saudável, benéfico. Aprenda e acostume-se a utilizar este alimento em sua forma verdadeira, que é em forma integral.

  Talvez lhe pareça estranho ao começo, porem depois se acostuma. Ensine a empregada ou a cozinheira de sua casa a utilizar este tipo de farinha integral. Você mesmo deve “colocar a mão na massa”, e aprender assim a utilizá-lo. Todos nós devemos aprender a lidar com esses alimentos.

  Qualquer receita onde se utilize a farinha de trigo branca, pode ser trocada pela farinha integral de trigo ou de milho, ou de qualquer outro cereal em sua forma integral. Se quiser, ao começo desse processo de ADAPTACAO, utilize uma porcentagem de farinha branca, até que você se acostume. E já quando esteja utilizando totalmente a farinha integral em suas receitas, verá que seus produtos, mesmo que não saiam tão “fofinhos” e “branquinhos”, serão saudáveis e serão um símbolo de VIDA. Você começará então a obter a VERDADEIRA NUTRIÇÃO que a natureza tem para proporcionar-lhe.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *